Noticia na Sábado: Abuso: O que ele me disse quando me violou

Vi esta noticia na Sábado e achei que merecia ser partilhada com quem não conhece o projecto.

"O desabafo de uma amiga, durante um passeio pelas ruas de Nova Iorque, numa noite fria de Outubro, não lhe saiu da cabeça. Grace Brown, 19 anos, estudante na School of Visual Arts, andava à procura de tema para uma nova série de fotografias. E na manhã seguinte àquela conversa perturbadora sobre abusos sexuais e ameaças sussurradas ao ouvido, acordou com uma ideia. Queria desafiar mulheres que tivessem sido vítimas de pedofilia a enviarem-lhe fotografias. Ia pedir-lhes que escrevessem num cartaz as palavras mais dolorosas que os agressores lhes tinham dito e que as exibissem à frente da sua máquina.




 

A Internet serviu para divulgar o projecto, a que chamou Unbreakable – homenagem à coragem “inquebrável” das vítimas. Grace usou-se como modelo para a primeira fotografia e colocou um apelo online [http://projectunbreakable.tumblr.com/]. Surgiu a primeira voluntária e depois outra. “Combino com elas uma hora e um local e às vezes é tudo muito rápido: elas escrevem o cartaz, eu tiro a fotografia e vão-se embora. Mas já houve mulheres que se sentaram e me contaram a sua história, que choraram”, explicou ao jornal britânico The Guardian.

Até agora, tirou 25 fotografias, mas há mais de 100 imagens publicadas no blogue e outras tantas na caixa de email, enviadas do Canadá, Brasil, Espanha, Itália, França, Inglaterra, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia, Tailândia e Emirados Árabes Unidos.


Recebeu a história de uma miúda de 13 anos que escreveu no cartaz: “Fecha os olhos, isto é capaz de doer um bocado.” Leu descrições de abusos maternos. “Não consigo sequer imaginar o que passaram.


O que eu sei é que são um exemplo de coragem. Tenho muito orgulho em quem participa.” Algumas mulheres dão a cara, outras apenas exibem palavras: “Agora diz que me amas”; “Não podes dizer a ninguém, é o nosso segredo!”; “Ajoelha-te!” Grace mantém o anonimato das participantes mas, na página do seu projecto, divulga o telefone de uma associação de apoio especializada.


“Não fazia ideia de que o projecto iria ganhar esta dimensão”, afirmou a autora à SÁBADO, em entrevista por email. “Pensei que a mensagem iria chegar a uma centena de pessoas, não a milhares.”


O empurrão chegou por acaso: uma semana depois do lançamento de Unbreakable, a escritora feminista Jessica Valenti tropeçou na ideia e divulgou-a no seu blogue. Rapidamente a caixa de email de Grace se encheu com mensagens de mulheres de todo o mundo.


“É incrível saber que o projecto chegou a lugares como a Austrália e o Médio Oriente. Recebo mensagens em todas as línguas e é comovente perceber que estas mulheres querem agradecer-me. Para elas é uma espécie de cura.”"



Esta frase perturba-me bastante. Muitas vezes os violadores usam como desculpa "estavas a pedi-las", "andavas a provocar", "eu sei que tu queres isto minha porca"  e outras deste género, como se a mulher é que andasse a implorar para ser violada. É SIMPLESMENTE NOJENTO. E estes homens (homens? ANIMAIS, aliás, chamar lhes animais é estar a ofender os animais!) deviam como castigo levar a pila cortada ou os tomates, ou ambos, a sangue frio!

 É uma verdade que cada vez me sinto menos segura quando ando na rua, ou preocupar me com o facto de estar vestida de forma feminina, digo isto como sendo mesmo roupas de mulher normal, sem ser provocante, não é a isso que me refiro, mas sim ao facto da vestimenta normal, que mostra o facto de eu ser mulher, poder provocá-los! Existem homens na rua que claramente se nota que são predadores, tanto individuais como em "matilha"! E a repulsa que eu sinto é imensa que só me faz desejar andar com uma navalha no bolso! É esta a sociedade que temos. Nem consigo imaginar o que estas mulheres passaram, tremo e fico mal disposta só de pensar.

A verdade é que as mulheres tem de andar sempre com 7 olhos e não andarem em determinados sitios e a certas horas, com o problema de virem a ser atacadas. O problema é que às vezes são pessoas que conhecemos, que supostamente confiávamos. Quando nem na nossa casa estamos seguras. Não sei o que mais dizer destes dementes, maricas de merda, que sentem prazer a violar mulheres, devem sentir se muito másculos não? ( E já nem vou falar da quantidade de violações e abusos sexuais a menores de idade, de ambos os sexos, que ainda mais repugnante é!)

1 comentário:

  1. Infelizmente vivemos num mundo muito cruel... a violência contra as mulheres e menores de idade é bem real... devemos lutar, como sociedade desenvolvida que pretendemos ser, contra ela e punir severamente quem se atreve a passar essa barreira... choca-me a violência e a repressão que se vive noutros países contra as mulheres.
    A violação é um acto verdadeiramente selvagem...

    ResponderEliminar

Diz aqui o que achas disto? :)