Descobertos anfíbios sem braços ou pernas

Não são vermes ou nem mesmo cobras. Eles enterram-se debaixo do solo, são anfíbios que não apresentam membros e são completamente novos para a ciência.
 

 Retratado na figura acima, está um animal a guardar uma ninhada de ovos no nordeste da Índia. Este animal  é uma das cerca de seis espécies potencialmente novas, pertencentes a um misterioso grupo de animais chamado cecílias. Além disso, as criaturas recém-descobertas representam uma nova família de anfíbios.

Foi batizado Chikilidae ("Chikila" é um nome tribal local para cecílias). Os parentes mais próximos da família vivem a mais de 7.000 milhas (11,265 quilómetros) de distância na África tropical. 


O biólogo Biju e a sua equipa ficaram surpresos ao descobrir que as fêmeas desta espécie ficaram enroladas de forma protectora, guardando o desenvolvimento dos seus filhos até três meses.
 

 "A mãe está a guardar os ovos há quase 95 dias sem comer nada", disse Biju. "A mãe está sempre com seus ovos."

Tais níveis de cuidados maternos são raramente vistos em anfíbios.





 Fonte: news.nationalgeographic.com

****

2 comentários:

  1. Querida amiga, tenho a dizer-te que me deixaste completamente derretida com a ultima parte do teu comentário no meu blog. Mas eu não me quero livrar de ti, nem pensar !
    Quero é que quando eu estiver em Londres a gente vá as duas gozar com aqueles bifes com cara de cu. Ah ah ah
    E que mesmo eu me indo embora a gente continue em contacto, sim ?

    ResponderEliminar
  2. Ah e este post mete-me medo ! Essas bolinhas transparentes que aparecem aí parecem olhos arrancados de alguém... Blheeec !

    ResponderEliminar

Diz aqui o que achas disto? :)